A sedução do dinheiro

18 out A sedução do dinheiro

as mulheres buscam parceiros com mais recursos”

Quando os homens desejam uma mulher, em algum momento, acabam exibindo sua riqueza, sua “potência financeira”, mas por que isso ocorre? Porque os homens são inseguros ou as mulheres são interesseiras, seriam explicações corretas? Embora não possamos desconsiderar que ser “esposa de rico” seja um bom negócio para algumas mulheres, a grande maioria não está interessada no saldo bancário do homem. Por outro lado, o poder e a força que um homem demonstra faz com que uma mulher se sinta atraída por ele, ainda que de modo inconsciente. O dinheiro é indiscutivelmente, uma fonte de poder e isso se passa tanto do lado do homem, quanto da mulher, ou seja, se a mulher identifica poder através do dinheiro, o homem também, quando faz questão de exibir sua capacidade financeira.

Onassis certa vez afirmou que “se não existissem mulheres, nenhum dinheiro no mundo teria significado”. Ainda que a fragilidade das relações humanas no mundo contemporâneo estabeleça um grau de consumo no relacionamento interpessoal, onde uns “compram os outros”, não parece que a frase de Onassis esteja se referindo à compra de mulheres. Antes, parece estar mais relacionado a identificação da sedução e do poder no sexo, exatamente como ocorre no reino animal.

As fêmeas buscam um parceiro que possa garantir uma prole saudável e forte. Existem algumas espécies em que os machos precisam antes demonstrar a capacidade de alimentar a fêmea, e apenas depois, ela aceita copular com ele. Inúmeros exemplos comprovam a teoria de que o macho dominante é de longe a preferência da fêmea. Será que entre as mulheres, as escolhas são absolutamente diferentes?

A sedução está ligada a fantasia e a riqueza carrega no seu DNA a fantasia de superioridade e assim, o dinheiro “empresta” prestígio a seu portador. Em diversas culturas, dinheiro representa poder, capacidade, inteligência, prestígio ou força e aquele que tem uma quantidade significativa de dinheiro é visto como portador dessas características.

Fica uma questão: se um homem rico é visto como mais poderoso e sedutor quando comparado a outro com menos posses, uma mulher rica não será mais fascinante aos olhos do homem, quando comparada a uma com menores recursos financeiros?

Márcia Tolotti

Tags:
Nenhum comentário.

Adicione um comentário