Aposentadoria, ainda podemos deixar de lado?

21 mar Aposentadoria, ainda podemos deixar de lado?

Mudanças geram medo e a aposentadoria por ser a Grande Mudança da vida madura, apavora ao invés de tranquilizar. Não funciona assim para todos, mas para muitos. Qual é a diferença entre aqueles que lidam bem e aqueles que ficam perdidos desde o Dia 1, da aposentadoria?

O segredo está na tomada de decisão, não apenas no momento do encaminhamento “dos papeis da aposentadoria”, mas desde muito antes. Quais são as decisões que você está tomando para garantir seu bem estar agora e também na sua velhice? O segredo está nas pequenas e constantes escolhas diárias.

Aposentadoria pode ser uma excelente oportunidade de bem viver, de ter mais oportunidade para escolher aquilo que deseja e iniciar outro próspero período de vida. Então duas questões são muito importantes:

  • Primeiro, o autoconhecimento para saber de que fato o que vai ser prazeroso e que dará realização na aposentadoria (não há regra, para um pode ser passar o resto da vida pescando, para outro abrir um negócio, para outro realizar projeto…);
  • Segundo, ter recurso financeiro para realizar e manter as decisões, os desejos.

Reiniciar projetos, não fazer nada, realizar pequenas tarefas, viajar, construir, estudar, empreender, não importa, independente do seu sonho, tenha dinheiro para realizá-lo. Quando se deve começar a investir para garantir seu futuro? Ontem. Ops, o tempo não volta, então não o perca mais. Tempo é o ativo mais preciso que todos nós possuímos, então comece hoje sua reserva financeira e se está próximo do momento da aposentadoria, potencialize seus investimentos. Com certeza, o dilema entre aposentar ou não, e, as angústias com o momento de parada serão muito menores se você tiver uma boa reserva financeira. Lembre-se a angústia é inversamente proporcional ao bolso, ou seja, bolso cheio, angustia “quase” vazia.

Márcia Tolotti

Nenhum comentário.

Adicione um comentário