Projeto Linha de Chegada

Um professor de educação física, uma psicanalista e uma jornalista se juntaram para mostrar como o poder da disciplina da corrida podem ajudar no processo de autoconhecimento para um melhor controle das finanças pessoais e crescimento na carreira

A educação financeira nunca foi tão importante na vida das pessoas. Mesmo com cada vez mais acesso a informação, elas ainda não conseguem se organizar financeiramente. A verdade é que a grande maioria dos brasileiros não tem o hábito de se planejar e pensar no futuro. O segredo do sucesso para conseguir fazer uma viagem, conquistar uma promoção ou comprar aquela tão sonhada casa está justamente no planejamento, foco e disciplina para chegar até lá. Foi pensando nessa mudança de hábito e no processo de autoconhecimento que surgiu a ideia do livro Linha de Chegada – O poder do hábito e da disciplina para conquistar suas metas.

Com sete capítulos ou cinco Km, a obra tem a corrida como fio condutor da temática e diferentes personagens que podemos nos identificar ao longo da leitura leve e divertida. Para entender os diferentes perfis facilmente encontrados nas academias e no mercado financeiro, como Enganador, Pessimista, Determinado, Competitivo e Surpreendente, os autores escolheram personagens de desenhos animados que marcaram a década de 80, como Corrida Maluca e Lippi & Hardy. Quem não lembra do Dick Vigarista ou da Penélope Charmosa? Através deles e de histórias de pessoas reais, o livro apresenta teorias, exemplos e reflexões que vão permitir que o leitor faça um exercício de autoconhecimento e promova importantes mudanças na construção de uma vida mais saudável, com consciência financeira e crescimento profissional.

Projeto Social

Escrito por Marialdo Rodrigues, Márcia Tolotti e Cristiane Moraes, três gaúchos apaixonados por corrida, a obra também faz parte de um projeto social que visa promover a educação financeira dentro das instituições de ensino. Para que isso se concretize e chegue, de fato, aos alunos, os autores escolheram o Catarse, maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil, para captar recursos e patrocinadores através de um Crowdfunding com o objetivo de viabilizar financeiramente a iniciativa.

O projeto faz analogia ao esporte, mostrando que temos capacidade de superar os desafios e, com isso, nos tornar pessoas e profissionais melhores. “Amamos tanto a corrida que decidimos entrelaçar nossos recursos cognitivos, experiências e tempo para construir e transmitir algumas possibilidades de superação diante do desafio que é o percurso, principalmente, profissional e financeiro da corrida da vida de cada um”, explica Márcia Tolotti, psicanalista e coautora.

Por meio do financiamento coletivo, o Linha de Chegada busca conseguir promover a economia colaborativa, auxiliar na capacitação de professores em relação a educação financeira e estimular a geração de renda. Os apoiadores desta causa podem colaborar com quantias que variam de R$ 65,00 a R$ 10 mil, e podem ser premiados nas modalidades Treino, Corrida, Medalha, Troféu, Super Troféu, Record ou Iron Man.

O projeto já conta com o apoio das empresas Inspire+Run, Moddo Conhecimento Estratégico, Thiago Fiamenghi, Promídia e CM Comunicação Corporativa.

Conheça mais sobre a ação de financiamento coletivo, que será lançada no dia 3 de agosto na plataforma Catarse, e também sobre o livro Linha de Chegada – O poder do hábito e da disciplina para conquistar suas metas no site: https://projetolinhadechegada.com.br/

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=pt71vl-6hrE[/embedyt]

Sobre os autores

Cristiane Moraes

É jornalista, gaúcha e mora em São Paulo há 15 anos. Há cinco anos fundou a CM Comunicação Corporativa, mas há dez anos descobriu uma paixão pela educação financeira e pela corrida quando percorria 10 estados brasileiros no evento Expo Money.

Márcia Tolotti

Psicanalista, gaúcha, palestrante e autora de diversos livros, entre eles: As Armadinhas do Consumo (Elsevier), Empreendedorismo (Elsevier) e O Destino da Independência. Além de professora e corredora, é consultora e sócia executiva da Moddo Conhecimento Estratégico.

Marialdo Rodrigues

Treinador, gaúcho e ultramaratonista. Formado em Educação Física e especialista em Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardiovascular. Proprietário da Inspire – assessoria esportiva.